A Endocrinologia Infantil é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos). Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.
Você precisa de alguma orientação? Entre em contato conosco abaixo.
A mais utilizada é a Fórmula de Tanner , que usa a estatura dos pais biológicos para chegar em um número aproximado. Ela funciona assim: caso seu filho seja menino, primeiro você deve acrescentar 13 cm à altura da mãe; se for menina, subtrair 13 cm da do pai. Depois disso, basta dividir por dois e o resultado será uma estatura-alvo, com variação de 10 cm para mais ou menos.
Outra maneira de medir a altura é via gráfico de curva de crescimento, muito conhecido pelos pais. Pois bem, ele é a base de observação para entender se o seu filho ou filha está seguindo o caminho esperado para a idade. Por isso mesmo, essa medição deve ser feita desde o nascimento até a puberdade, justamente para dar uma visão bem clara de como a criança vem se desenvolvendo ao longo dos anos.
Piracicaba - SP
Nos envie sua mensagem!